Candidaturas

Queremos apoiar entidades inovadoras, sustentáveis e ambiciosas que acrescentem valor à comunidade em Portugal.
O Mais Ajuda tem como objetivos:
Queremos apoiar entidades inovadoras, sustentáveis e ambiciosas que acrescentem valor à comunidade em Portugal. O Mais Ajuda tem como objetivos:
  1. Apoiar entidades de diversas naturezas, com ou sem fins lucrativos, que promovam a inovação social.
  2. Investir integralmente no desenvolvimento dos projetos destas entidades, através de recursos financeiros e partilha de conhecimento para fortalecer a sua atuação de forma holística.
  3. Fornecer ferramentas para que as entidades vencedoras sejam auto-sustentáveis após o programa de capacitação e a longo prazo.

Perguntas frequentes

O Programa “Mais Ajuda” em 2023/2024 tem como objetivo apoiar:

Qualquer tipo de entidade (Instituições Públicas de Solidariedade Social, ONGs, Associações, Fundações, Cooperativas, Sociedades Comerciais incluindo Start-ups Portuguesas) legalmente constituídas em Portugal continental e que tenham programas e atividades de geração de receita própria ou de apoio financeiro e foco de atuação diretamente relacionado com a causa da Habitação;

Só poderão participar no Programa as entidades que reúnam, cumulativamente, os seguintes critérios de elegibilidade:

  • Entidades legalmente constituídas, devidamente registadas e a operar em Portugal Continental;
  • Entidades com projetos de impacto social na comunidade portuguesa de apoio à Habitação;


Para além dos critérios de elegibilidade supramencionados, serão privilegiadas as Entidades que reúnam, cumulativamente, os seguintes critérios:

  • Entidades com um mínimo 6 (seis) e um máximo 50 (cinquenta) trabalhadores a tempo integral e uma faturação ou apoio financeiro anual superior a EUR 100.000 (cem mil euros) e não superior a EUR 4.000.000 (quatro milhões de euros).
  • Mínimo de 2 (dois) anos de existência.
  • O período de execução do recurso monetário a ser recebido não deverá ser superior a 18 (dezoito) meses.

O Programa Mais Ajuda tem como objetivo desenvolver a inovação social em Portugal e dar recursos às entidades apoiadas que as permitam escalarem seu impacto e tornarem-se autossustentáveis.

Para tal, não é necessário que as entidades criem um novo projeto ou programa para a candidatura, mas sim que demonstrem de que forma com mais investimento na estrutura atual, ou com uma expansão na estrutura, a entidade conseguiria impactar mais pessoas e comunidades, gerando também sustentabilidade financeira ao decorrer do programa.

As candidaturas ao programa Mais Ajuda terminam no dia 08 de outubro de 2023, às 23h59. Pode candidatar-se ao preencher o formulário disponível aqui.

Todos os projetos que cumprirem os critérios de elegibilidade, serão avaliados segundo os seguintes critérios:
Impacto Social: refere-se às respostas concretas e relevantes a questões sociais e ambientais, capazes de gerar mudanças a longo prazo, resultantes da atividade da entidade, que afetem positivamente indivíduos, comunidades e/ou a sociedade como um todo;
Potencial de Crescimento: refere-se à capacidade da entidade de crescer de forma financeiramente saudável e capaz de escalar o impacto atual;
Inovação: avalia o grau de inovação do projeto, seja no seu produto/serviço, metodologia, forma de organização ou área de atuação. Também são levadas em consideração as soluções alternativas presentes no mercado;
Exequibilidade: avalia o grau de viabilidade e sustentabilidade do projeto e considera a maturidade da equipa, parcerias, custos e capacidade de autossustentação;

Uma vez terminado o período de candidaturas, todos os projetos submetidos serão avaliados pelo Lidl e pelo Impact Hub Lisbon de acordo com os critérios de elegibilidade e, depois destes estarem assegurados, de acordo com os critérios de avaliação. Neste processo será atribuída uma avaliação qualitativa e uma avaliação quantitativa de 1 a 5 em cada um dos critérios de avaliação, em que 1 representa o valor mais baixo e 5 o valor mais alto.

  • Nesta fase de avaliação, serão identificados 10 (dez) projetos finalistas que serão contactados por e-mail, dando-lhes a conhecer se foram selecionados para a próxima fase.
  • Os 10 (dez) projetos finalistas serão convidados a uma entrevista para apresentação da entidade e esclarecimento de dúvidas e deverão enviar um vídeo de apresentação que será disponibilizado ao júri do Programa. Documentação complementar para avaliar a viabilidade da candidatura poderá ser também requerida.

Após a recolha das informações, as entidades finalistas serão anunciadas.

  • Decorrerá então uma votação no website do Programa www.maisajuda.pt, em que os clientes Lidl serão convidados a votar nas entidades que querem ver vencedoras.
  • Complementarmente à votação, o júri do programa “Mais Ajuda” também fará uma avaliação quantitativa (1 a 5 em cada critério de avaliação) e a sua avaliação qualitativa.

Em sessão interna, é da responsabilidade do júri definir em conjunto até 5 (cinco) entidades vencedoras, tendo como base para a escolha a votação do público e a votação quantitativa e qualitativa do júri.

  • Investimento variável, que totaliza um valor mínimo de 60.000 euros. O valor total será anunciado em janeiro de 2024 e dependerá de uma segunda campanha de angariação. A transferência do recurso financeiro estará dependente do alcance de metas específicas de impacto e crescimento.
  • Conhecimento através de um programa de capacitação que inclui diagnóstico, Bootcamp de formação e acompanhamento individual entre janeiro e dezembro de 2024.
  • As entidades vencedoras também receberão comunicação e visibilidade em diferentes canais de comunicação dos Promotores do programa.

Regulamento

Consulte o regulamento para saber mais sobre o programa Mais Ajuda. Caso continue com dúvidas, poderá contactar-nos aqui.

Dúvidas sobre o processo de candidatura?

Junte-se a nós no evento online de esclarecimento no dia 26 de setembro, às 15h00.