Os vencedores da 1ª Edição

Pixelability – Happies

Problema social / desafio: rastreio de dificuldades articulatórias e fonológicas (fala), junto de crianças, potencialmente afetadas psicológica e socialmente por este problema.

Solução inovadora: ferramenta digital, em formato de aplicação móvel e através de jogos de suporte ao desenvolvimento da motricidade facial, que permite um rastreio precoce e uma prevenção deste problema de uma forma simples, divertida e sem sair de casa.

Impacto positivo gerado: 12 mil crianças diagnosticadas em segundos, através da utilização da aplicação Happies (versus consulta médica presencial, sujeita a longas listas de espera).

Speak

Problema social / desafio: exclusão sociocultural e dificuldade de integração de imigrantes nas cidades onde vivem.

Solução inovadora: programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais que para além da aprendizagem de uma nova língua, potencia relações entre participantes e uma maior inclusão dos imigrantes no novo país.

Impacto positivo gerado: 30 000 pessoas espalhadas por cerca de 25 cidades que para além de aprenderem uma língua, trocam experiências e quebram preconceitos (versus curso linguístico tradicional, focado apenas na aprendizagem de nova língua).

The Inventors

Problema social / desafio: sistema educativo pouco eficaz e inspirador nas áreas das ciências e tecnologia, levando crianças e jovens a seguirem outras áreas, que não as acima referidas, registando-se uma escassez destes profissionais em Portugal.

Solução inovadora: programas educativos que inspiram uma nova geração de inventores (4-12 anos) para as áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), colocando o ‘inventor’ no centro da experiência, gerando curiosidade, paixão e confiança.

Impacto positivo gerado: 21 000 crianças que já participaram e abriram as suas perspetivas a novas disciplinas, desenvolvendo competências tecnológicas e intangíveis, (versus sistema educativo tradicional, baseado na teoria com reduzida experiência).

Acreditar

Problema social / desafio: interrupção, por longos períodos de tempo, a frequência na escola por parte de crianças e jovens com cancro, dificultando o seu desenvolvimento social e emocional.

Solução inovadora: programa com recurso a aplicações que permitem apoiar à distância estas crianças. A tecnologia permite também tornar as sessões mais apelativas e interessantes.

Impacto positivo gerado: 40 crianças e jovens com cancro em que foi assegurada a continuidade do processo educativo e consequente desenvolvimento social e emocional (versus interrupção do processo de educação por longos períodos de tempo).

Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas

Problema social / desafio: difícil e morosa localização de uma criança desaparecida, dado o processo burocrático do registo e comunicação da ocorrência.

Solução inovadora: aplicação com georreferência, que permite a localização rápida e eficaz de uma criança desaparecida, otimizando todo o processo com as autoridades.

Impacto positivo gerado: 2 500 utentes com a aplicação ativa e crianças desaparecidas localizadas de uma forma mais rápida e eficaz (versus processo burocrático e tradicional com as autoridades).

Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense

Problema social / desafio: isolamento e exclusão social da população escolar das zonas rurais da Covilhã.

Solução inovadora: programa de aprendizagem interativo, em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente, com uma equipa multidisciplinar, recurso a videojogo de aventura e com parcerias com a Fac. de Ciências da Saúde e com os núcleos de estudantes de Medicina e de Ciências Farmacêuticas.

Impacto positivo gerado: promoção de competências sociais e educativas de 90 crianças, potenciando a equidade e o combate à exclusão social (versus sistema tradicional educativo).