Perguntas Frequentes
Hackathon

O que é um Business Hackathon?

Um Business Hackathon é um evento de 24h a 48h em que são convidados membros da comunidade de talento, empreendedorismo, entre outros parceiros externos com o objetivo de desenvolverem soluções para os desafios chave de uma organização.

Porquê um Business Hackathon?

O Business Hackathon do Mais Ajuda tem o objetivo de resolver desafios reais das três IPSSs selecionadas da primeira edição do Mais Ajuda, através de soluções inovadoras). Dada a sua génese e necessidades especiais próprias do terceiro setor, estas requerem uma abordagem profunda e apoio adicional na resolução dos seus desafios. Por isso, através do Business Hackathon, queremos dar uma ajuda extra às instituições selecionadas, promovendo também a partilha de boas práticas, ao juntar estes dois mundos: o terceiro setor e comunidade de talento.

Quem procuramos para participar no Hackathon?

Membros da comunidade de talento, empreendedores, outros parceiros externos e qualquer pessoa que esteja interessada em pôr em prática metodologias ligadas à inovação, enquanto trabalham sobre desafios reais de três IPSSs, organizadas em equipas de 1 a 4 pessoas.

Como participar?

Todos os interessados em participar no Business Hackathon deverão responder a um formulário, brevemente disponível no site, preenchendo toda a informação solicitada, nomeadamente:

  1. Dados do Participante (nome, apelido, email, telefone);
  2. Contexto (meio de conhecimento do Evento);
  3. Motivo de participação no evento;
  4. Dados sobre a organização a que pertence;
  5. Dados sobre a Equipa (perfil e experiência neste tipo de eventos);

Como serão selecionados os participantes do Business Hackathon?

Os Participantes serão selecionados de acordo com o seu perfil, motivação e competências para contribuir para um ecossistema de inovação, cabendo a seleção dos Participantes única e exclusivamente aos Promotores.

Qual é o cronograma do Hackathon?

(prazos de inscrição, prazos de anúncio participantes, prazo Hackathon)
O anúncio do Hackathon e abertura de inscrições será feito a partir de agosto de 2020 e terá a duração de aproximadamente 1 mês e meio. O Hackathon será realizada no final do mês de setembro.

Como vai funcionar?

Dadas as circunstâncias que o Covid-19 tem imposto à realização de eventos físicos, o programa Mais Ajuda está a desenvolver uma solução que tenha em consideração a proteção de todos os participantes do Hackathon e o sucesso do evento.
A forma como o evento se irá realizar será anunciada no site Mais Ajuda até pelo menos 10 dias úteis antes da data de início do Hackathon.

O que é que os concorrentes podem ganhar?

As equipas vencedoras irão receber um valor correspondente a 1 000€ (mil euros) + IVA como forma de pagamento pela ideia.
A realização do pagamento acima mencionado é da responsabilidade das IPSSs e deverá ocorrer nas 6 (seis) semanas seguintes ao Evento Business Hackathon.
Consultar regulamento do Hackathon aqui.

Como são apuradas as ideias vencedoras?

As IPPSs (ou equiparadas) irão seleccionar as soluções que cumprem com os requisitos de adequabilidade da ideia apresentada para a resolução do desafio, o caráter inovador da ideia, o impacto social estimado que a ideia irá originar, a sua exequibilidade e sustentabilidade a médio e longo prazo, entre outros. As IPSSs irão contar com o apoio de mentores para a tomada de decisão.

Para mais informaçes sobre o Programa Mais Ajuda:

Regulamento do ProgramaRegulamento HackatonContacte-nos