
Perguntas Frequentes
Índice
16. Onde poderei saber mais sobre o Programa Mais Ajuda?
1. O que é o Programa Mais Ajuda?
O Mais Ajuda é um programa do Lidl Portugal e das rádios Renascença, RFM e Mega Hits, em parceria com a Beta-i, que promove o empreendedorismo ao serviço da sociedade, impulsionando as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social (ou equiparadas) e Startups (ou empresas de empreendedorismo social), aproximando estas duas realidades distintas e impulsionando o desenvolvimento de boas práticas e novas metodologias junto do terceiro setor. Nesta edição, o Mais Ajuda pretende apoiar projetos que promovam a educação para a igualdade de oportunidades.
2. Qual é o objetivo do Mais Ajuda?
O principal objetivo do Programa Mais Ajuda é apoiar projetos inovadores com impacto social, capazes de encontrar respostas efetivas a problemas sociais e aproximar IPSS e Startups, potenciando a partilha de conhecimento, experiência e perspetivas.
3. Como posso contribuir para o Mais Ajuda?
Para apoiar esta causa e fazer a diferença este Natal, bastava comprar produtos Deluxe. Por cada compra com produtos Deluxe nas lojas Lidl, entre os dias 25 de outubro e 31 de dezembro de 2021, 0,20€ reverteram para os melhores projetos de impacto social que foram selecionados ao abrigo do Mais Ajuda, de forma a desenvolverem e implementarem novas soluções de apoio à inclusão social e combate à pobreza, através da educação.
4. Como funciona o Programa Mais Ajuda?
O programa tem cinco fases distintas:
- Campanha Deluxe em loja: “No Lidl ajudar é só o começo”
Entre os dias 25 de outubro e 31 de dezembro, por cada compra com produtos Deluxe nas lojas Lidl, 0,20€ reverteram para o Programa Mais Ajuda. O valor total recolhido de 361.000€ será posteriormente entregue pelo Lidl aos melhores projetos de inovação social de apoio à inclusão social e combate à pobreza, através da educação, selecionados ao abrigo do Programa. - Candidaturas
As candidaturas decorreram entre 11 de janeiro e 27 de fevereiro de 2022. Foram considerados candidatos as IPSS (ou equiparadas) e as Startups (ou empresas de empreendedorismo social) que cumpriram os requisitos constantes no Regulamento do Programa. - Seleção e Avaliação
Os projetos finalistas apresentaram os seus projetos ao júri do Programa, que por sua vez, avaliou e identificou os 10 vencedores, segundo os critérios de avaliação. - Anúncio dos Projetos Vencedores
Os projetos finalistas apresentarão os seus projetos ao júri do Programa, que por sua vez, irá avaliar e identificar os 10 vencedores, segundo os critérios de avaliação. - Programa de Capacitação Colaborativo
As IPSS e Startups vencedoras terão a oportunidade de participar num programa que irá disponibilizar ferramentas necessárias para potenciar a sustentabilidade do impacto social dos seus projetos.
5. Quem se pode candidatar ao Programa Mais Ajuda?
Ao Mais Ajuda podem candidatar-se:
- IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) ou instituições com estatuto equiparado com projetos que promovam a educação para a igualdade de oportunidades. IPSS são instituições sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de solidariedade social e procuram dar resposta a situações de emergência social e apoiar os cidadãos mais vulneráveis.
- Startups com impacto social (ou empresas de empreendedorismo social) com projetos que promovam a educação para a igualdade de oportunidades. Startups são empresas recém-criadas com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio, normalmente de base tecnológica, ainda em fase de desenvolvimento e crescimento. Para o efeito do Programa Mais Ajuda, compreendemos o termo startup de forma abrangente, englobando igualmente iniciativas de empreendedorismo social.
6. Quais são os critérios de elegibilidade (cumulativos) para IPSS e instituições equiparadas?
- IPSS legalmente constituídas, devidamente registadas e a operar em Portugal Continental;
- IPSS que dispõe do estatuto de IPSS (ou equiparada) – necessário apresentar comprovativo do estatuto para candidatura; *
- IPSS que cumpram as condições necessárias ao exercício da respetiva atividade e estejam devidamente regularizadas junto dos organismos responsáveis;
- IPSS com projetos inovadores que promovam a educação para a igualdade de oportunidades.
* A validação das IPSS e respetivo estatuto será feita através dos seguintes meios:
- Segurança Social | IPSS / Casas do Povo / Associações Mutualista / Cooperativas
http://www.seg-social.pt/publicacoes - E-Portugal | Fundações / Pessoas Coletivas de Utilidade Pública
https://eportugal.gov.pt/fichas-de-enquadramento/fundacoes-e-pessoas-coletivas-de-utilidade-publica/pesquisa - Instituto Nacional para a Reabilitação | Organizações Não Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD)
https://www.inr.pt/ongpd-registadas - Agência Portuguesa de Ambiente | Organizações não Governamentais de Ambiente e Equiparadas (ONGA)
https://onga.apambiente.pt/ - ONG Desenvolvimento | Organizações não Governamentais (ONG)
https://ongdesenvolvimento.wordpress.com/ongd-portuguesas-2/
7. Quais são os critérios de elegibilidade (cumulativos) para Startups (ou empresas de empreendedorismo social)?
- Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social legalmente constituídas, devidamente registadas e a operar em Portugal Continental;
- Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social que cumpram as condições necessárias ao exercício da respetiva atividade e estejam devidamente regularizadas junto da Administração Fiscal e da Segurança Social;
- Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social de qualquer indústria, com até 50 colaboradores e uma faturação ou apoio financeiro anual não superiores a 2.000.000€;
- Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social com projetos inovadores que promovam a educação para a igualdade de oportunidades.
8. Não faço parte de uma IPSS ou Startup já estabelecida, mas tenho uma ideia ou projeto que se integra no Programa Mais Ajuda. Posso participar?
Apenas são consideradas IPSS, instituições equiparadas, Startups e empresas de empreendedorismo social que estejam estabelecidas legalmente, formalmente e a operar em Portugal Continental, ou seja, que tenham ultrapassado a fase inicial de construção da ideia de negócio. Neste sentido, são consideradas somente entidades já estabelecidas em Portugal Continental cujos projetos se encontrem implementados ou em fase de implementação. Se tiver alguma dúvida acerca deste ponto, não hesite em contactar-nos através da área contactos.
9. O que é que os concorrentes podem ganhar?
Cada uma das 10 iniciativas selecionadas receberá:
- Apoio monetário de 36.100€ a cada projeto;
- Programa de Capacitação Colaborativo, que irá disponibilizar ferramentas essenciais para o crescente impacto social e sustentabilidade do projeto;
- Visibilidade e divulgação nos vários canais de comunicação dos parceiros do Programa e 50 000€ em publicidade na rádio (RR, RFM e/ou Mega Hits) para cada projeto vencedor.
10. Quando decorrem as candidaturas ao Programa?
As candidaturas ao Programa Mais Ajuda decorreram entre 11 de janeiro e 27 de fevereiro de 2022.
11. Como funciona o processo de candidatura?
Os interessados em participar, devem preencher o formulário que é disponibilizado na secção de Candidaturas do site, respondendo a todas as questões colocadas da forma mais completa possível e enviando documentos de suporte à candidatura, caso necessário.
12. Como são avaliados os projetos?
Os projetos submetidos são avaliados pelo Lidl Portugal e pela Beta-i numa primeira fase, de acordo com os critérios de elegibilidade. Asseguradas estas condições, é atribuída uma avaliação quantitativa e qualitativa, de acordo com os cinco critérios de avaliação e identificados os 20 projetos finalistas.
Os projetos finalistas são apresentados ao júri do Programa, em formato e data comunicados com um mínimo de 7 dias de antecedência. São então avaliados pelos jurados, com base nos mesmos critérios de avaliação, sendo depois selecionados os 10 projetos vencedores.
13. Quais são os critérios de avaliação dos projetos (IPSS e Startups)?
Os cinco critérios de avaliação são os seguintes:
- Impacto Social: refere-se às mudanças a longo prazo, resultantes da atividade da organização, que afetem positivamente indivíduos, comunidades e a sociedade como um todo; Este critério é fundamental para análise qualitativa e quantitativa do apoio dado às comunidades pelos projetos.
- Potencial de Crescimento: refere-se à capacidade da organização, projeto e equipa terem potencial de desenvolvimento e crescimento, fomentando a geração de emprego; Este critério é essencial, uma vez que os projetos têm de garantir sustentabilidade e perspetiva de crescimento em curto/médio prazo.
- Equipa: procura avaliar a maturidade, complexidade e complementaridade da equipa por trás do projeto/entidade/organização; As equipas são críticas para o sucesso de qualquer projeto, daí a sua importância e inclusão.
- Inovação: avalia o grau de inovação do projeto, segundo as seguintes dimensões: novidade da solução, integração de novas tecnologias, ferramentas e/ou know-how, causa nunca antes apoiada (problemas emergentes) e novas dinâmicas, metodologias, processos e sinergias entre parceiros; Este critério é fundamental, uma vez que avalia a diferenciação das respostas na abordagem aos problemas sociais.
- Exequibilidade: avalia o grau de viabilidade e sustentabilidade do projeto. A análise da viabilidade do projeto é necessária pois permite perceber a sua sustentabilidade, assim como necessidade de investimento.
14. Qual é a composição do júri?
O júri é composto por 5 profissionais, com um percurso reconhecido na área da inovação, comunicação, empreendedorismo e impacto social, nomeadamente:
- Diogo Teixeira – Co-Founder e COO da Beta-i
- Elena Aldana – Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal
- Filipe Almeida – Presidente do Portugal Inovação Social
- Isabel Figueiredo – Adjunta do Pres. do Cons. De Gerência do Grupo Renascença Multimédia
- Luís de Melo Jerónimo – Diretor dos Programas Gulbenkian Coesão e Integração Social e Gulbenkian Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian
15. Quando e como serão anunciados os resultados de cada uma das fases da avaliação?
Após o término da fase de candidaturas, todos os candidatos são contactados por email, dando-lhes a conhecer se foram selecionados para a próxima fase. Apenas os candidatos que passam à segunda fase – os finalistas – são contactados telefonicamente. Os vencedores do Mais Ajuda são posteriormente anunciados, num evento próprio para o efeito, cujo formato e data são oportunamente comunicados.
16. Onde poderei saber mais sobre o Programa Mais Ajuda?
Para mais informações, consulte o Regulamento do Programa aqui.