Perguntas Frequentes

O que é o Programa Mais Ajuda?

O Mais Ajuda é um programa do Lidl Portugal e das rádios Renascença, RFM e Mega Hits, em parceria com a Beta-i, que promove o empreendedorismo ao serviço da sociedade, identificando e impulsionando IPSSs – Instituições Particulares de Solidariedade Social (ou equiparadas) e Startups (ou empresas de empreendedorismo social).

Qual é o objetivo do Mais Ajuda?

O principal objetivo do Programa Mais Ajuda é apoiar projetos inovadores com impacto social, capazes de encontrar respostas efetivas a problemas sociais.

Como funciona o Programa Mais Ajuda?

O programa tem quatro fases distintas:

1. Campanha de Natal em loja
Entre os dias 2 e 31 de dezembro, por cada compra com artigos Deluxe nas lojas Lidl, estava a contribuir com 0,20€ para o Programa Mais Ajuda. O valor total recolhido foi de 135 000€ e será entregue aos melhores projetos de inovação social, selecionados ao abrigo do Programa Mais Ajuda. Adicionalmente o Lidl irá contribuir com 15 000€ para apoio profissional às instituições selecionadas.

2. Candidaturas
As candidaturas ao Programa Mais Ajuda decorreram de 8 de janeiro até 29 fevereiro de 2020 às 23h59. São considerados candidatos as IPSSs (ou equiparadas) e as startups (ou empresas de empreendedorismo social) que cumpram os requisitos constantes no Regulamento do Programa Mais Ajuda.

3. Seleção
De todos os projetos candidatos serão selecionados 12 finalistas, segundo os critérios de avaliação, que apresentarão os seus projetos ao júri do Programa Mais Ajuda, em data a definir o qual será responsável pela seleção das 6 iniciativas vencedoras, segundo os mesmos critérios.

4. Mentoria e Ideação
Para além do apoio monetário, os projetos vencedores irão receber mentoria, para adquirirem novos conhecimentos e alavancarem os seus negócios. Esta mentoria, que irá decorrer até 6 meses após o anúncio dos projetos vencedores, consiste num conjunto de iniciativas, nas quais se incluem workshops e consultoria.

Quem se pode candidatar ao Programa Mais Ajuda?

Ao Mais Ajuda podem candidatar-se:

  • IPSSs (Instituições Particulares de Solidariedade Social) ou instituições com estatuto equiparado (por exemplo: associações e ONGs) são instituições sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de solidariedade social e procuram dar resposta a situações de emergência social e apoiar os cidadãos mais vulneráveis. Nesta edição do Programa Mais Ajuda, serão consideradas IPSS cujos principais beneficiários são crianças até 18 anos;

 

  • Startups (ou empresas de empreendedorismo social) são empresas recém-criadas com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio, normalmente de base tecnológica, ainda em fase de desenvolvimento e crescimento. Para o efeito do Programa Mais Ajuda, compreendemos o termo startup de forma abrangente, englobando igualmente iniciativas de empreendedorismo social. Serão consideradas startups de qualquer indústria, cujos projetos demonstrem impacto social na comunidade portuguesa, no desenvolver dos seus objetivos. Os principais beneficiários não têm de ser crianças.

Quais são os critérios de elegibilidade (cumulativos) para IPSSs e instituições equiparadas?

  • IPSSs legalmente constituídas, devidamente registadas e a operar em Portugal Continental;
  • IPSSs que cumpram as condições necessárias ao exercício da respetiva atividade e estejam devidamente regularizadas junto dos organismos responsáveis.
  • IPSSs com projetos inovadores cujos beneficiários sejam crianças

Quais são os critérios de elegibilidade (cumulativos) para Startups (ou empresas de empreendedorismo social)?

  • Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social legalmente constituídas, devidamente registadas e a operar em Portugal Continental;
  • Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social que cumpram as condições necessárias ao exercício da respetiva atividade e estejam devidamente regularizadas junto da Administração Fiscal e da Segurança Social;
  • Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social com projetos que demonstrem um impacto social no desenvolver dos seus objetivos;
  • Startups ou Empresas de Empreendedorismo Social de qualquer indústria, com até 100 colaboradores e uma faturação ou apoio financeiro anual não superiores a 2.000.000€.

Não faço parte de uma IPSS ou Startup já estabelecida, mas tenho uma ideia ou projeto que se integra no Programa Mais Ajuda. Posso participar?

Apenas serão consideradas IPSSs, instituições equiparadas, Startups e empresas de empreendedorismo social que estejam estabelecidas legalmente, formalmente e a operar em Portugal Continental, ou seja, que tenham ultrapassado a fase inicial de construção da ideia de negócio. Neste sentido, são consideradas somente entidades já estabelecidas em Portugal Continental cujos projetos se encontrem implementados ou em fase de implementação. Se tiver alguma dúvida acerca deste ponto, não hesite em contactar-nos através do site www.maisajuda.pt.

O que é que os concorrentes podem ganhar?

Cada uma das 6 iniciativas selecionadas receberá um apoio monetário de 22 500€, para o crescimento dos seus projetos. Adicionalmente:

As IPSSs (ou equiparadas) vencedoras irão receber:

  • 3 workshops, a decorrer nos 6 meses após o anúncio dos vencedores, em diferentes temáticas, como marketing, gestão e investimento, facilitados pela Beta-i, LIDL e outros parceiros, alinhados com as suas necessidades e desafios.
  • Participação num Business Hackathon, um evento de 24h a 48h, com o objetivo de desafiar a comunidade de talento e empreendedorismo a desenvolver soluções inovadoras para desafios chave, recebendo um apoio adicional de 5 000€ para implementação das soluções encontradas.

As Startups (ou empresas de empreendedorismo social) vencedoras irão receber:

  • Mentoria e acompanhamento por parte de especialistas em inovação, aceleração de negócios e investimento da Beta-i. Este apoio, que é de carácter facultativo, será disponibilizado a cada startup vencedora, que poderá receber até seis horas de mentoria (três sessões de duas horas), em diferentes temas e desafios, consoante as suas necessidades. Este apoio irá decorrer nos seis meses após o anúncio dos vencedores.

Quando decorrem as candidaturas ao Programa?

As candidaturas ao Programa Mais Ajuda decorreram de 8 de janeiro até 29 de fevereiro de 2020.

Como funciona o processo de candidaturas?

Os interessados em participar, tinham de preencher o formulário disponibilizado na secção de Candidaturas do site, respondendo a todas as questões colocadas da forma mais completa possível e enviando documentos de suporte à candidatura, caso assim o desejassem.

Como são avaliados os projetos?

Os projetos submetidos serão avaliados pelo Lidl Portugal, pelas rádios Renascença, RFM e Mega Hits e pela Beta-i numa primeira fase, de acordo com os critérios de elegibilidade. Asseguradas estas condições, será atribuída uma avaliação pelos Promotores do Programa e identificados os 12 projetos finalistas. Os projetos finalistas serão apresentados ao júri do Programa, em formato e data comunicados com um mínimo de 15 dias de antecedência. Serão então avaliados pelos jurados, com base nos mesmos critérios de avaliação, sendo depois selecionados os 6 projetos vencedores.

Quais são os critérios de avaliação dos projetos (IPSS e Startups)?

Os cinco critérios de avaliação são os seguintes:

  1. Impacto Social: refere-se às mudanças a longo prazo, resultantes da atividade da organização, que afetem positivamente indivíduos, comunidades e a sociedade como um todo; Este critério é fundamental para análise qualitativa e quantitativa do apoio dado às comunidades pelos projetos.
  2. Potencial de Crescimento: refere-se à capacidade da organização, projeto e equipa terem potencial de desenvolvimento e crescimento; Este critério é essencial, uma vez que os projetos têm de garantir sustentabilidade e perspetiva de crescimento em curto/médio prazo.
  3. Equipa: procura avaliar a maturidade, complexidade e complementaridade da equipa por trás do projeto/entidade/organização; As equipas são críticas para o sucesso de qualquer projeto, daí a sua importância e inclusão.
  4. Inovação: avalia o grau de inovação do projeto, segundo as seguintes dimensões: novidade da solução, integração de novas tecnologias, ferramentas e/ou know-how, causa nunca antes apoiada (problemas emergentes) e novas dinâmicas, metodologias, processos e sinergias entre parceiros; Este critério é fundamental, uma vez que avalia a diferenciação das respostas na abordagem aos problemas sociais.
  5. Exequibilidade: avalia o grau de viabilidade e sustentabilidade do projeto. A análise da viabilidade do projeto é necessária pois permite perceber a sua sustentabilidade, assim como necessidade de investimento.

Qual é a composição do júri?

O júri é composto por 5 profissionais, com um percurso reconhecido na área da inovação, comunicação, empreendedorismo e impacto social, nomeadamente:

  • Luís de Melo Jerónimo –Diretor dos Programas Gulbenkian Coesão e Integração Social e Gulbenkian Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian
  • Filipe Almeida – Presidente do Portugal Inovação Social
  • Pedro Rocha Vieira – CEO e Co-fundador da Beta-i
  • Isabel Figueiredo – Adjunta do Pres. do Cons. De Gerência do Grupo Renascença Multimédia
  • Vanessa Romeu – Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

Quando e como serão anunciados os resultados de cada uma das fases da avaliação?

Após o término da fase de candidaturas, todos os candidatos serão contactados por email, dando-lhes a conhecer se foram selecionados para a próxima fase. Apenas os candidatos que passam à segunda fase serão contactados telefonicamente. Os vencedores do Mais Ajuda serão posteriormente anunciados, num evento próprio para o efeito, cujo formato e data serão oportunamente comunicados.

Quais foram os resultados da campanha de Natal em loja?

Com a sua ajuda, vamos entregar 150 000€ aos melhores projetos de inovação social selecionados ao abrigo do Programa Mais Ajuda. O seu apoio foi fundamental: por cada talão de compras com produtos Deluxe, durante o mês de dezembro, 20 cêntimos contribuíram para um total de 135 000€ recolhidos nas lojas Lidl. Adicionalmente o Lidl irá contribuir com 15 000€ extra para apoio profissional às instituições selecionadas.

O que é uma Business Hackathon?

Uma Business Hackathon é uma competição, cujo formato será oportunamente apresentado, em que são convidados membros da comunidade de talento, empreendedorismo, entre outros parceiros externos com o objetivo de desenvolverem soluções para os desafios chave de uma organização.

Porquê uma Business Hackathon?

A Business Hackathon do Mais Ajuda será montada para as IPSSs (ou equiparadas), com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para os seus desafios chave. Dada a sua génese e necessidades especiais próprias do terceiro setor, estas requerem uma abordagem profunda e apoio adicional na resolução dos seus desafios. Por isso, através da Business Hackathon, queremos dar uma ajuda extra às instituições selecionadas, promovendo também a partilha de boas práticas, ao juntar estes dois mundos: o terceiro setor e comunidade de talento.

Como vai funcionar a Business Hackathon do Mais Ajuda?

A Business Hackathon do Mais Ajuda será um evento de 24h a 48h, em que membros da comunidade de talento e empreendedorismo, serão desafiados a desenvolver soluções para os problemas chave das IPSSs. Os autores das soluções vencedoras receberão um apoio monetário de 1 000€ (tbc), e as IPSSs receberão um apoio extra de 5 000€.

O regulamento do Business Hackathon está disponível aqui.

Como posso contribuir para o Mais Ajuda?

Para apoiar esta causa, bastava comprar Deluxe, entre os dias 2 e 31 de dezembro. Por cada talão de compra com um ou mais produtos Deluxe, exclusivos Lidl, contribui com 20 cêntimos para os melhores projetos de impacto social selecionados ao abrigo do Mais Ajuda, de forma a desenvolverem e implementarem novas soluções de apoio social. Caso ainda pretenda contribuir com um valor adicional, consulte pergunta 10.

Não comprei artigos Deluxe durante a campanha em loja e quero contribuir para o Mais Ajuda, com um valor adicional.

Caso não tenha contribuído para o Mais Ajuda, através da compra de artigos Deluxe durante o mês de dezembro e pretenda fazer um donativo extra, pode fazê-lo através de uma das Instituições embaixadoras do Programa – CASA, Refood e Associação Nuvem Vitória.

Onde poderei saber mais sobre o Programa Mais Ajuda?

Para mais informações sobre o Programa Mais Ajuda, consulte o Regulamento ou os sites do Lidl Portugal, RFM, Mega Hits, Renascença ou Beta-i.

Para mais informaçes sobre o Programa Mais Ajuda:

Regulamento do ProgramaRegulamento HackatonContacte-nos