The Inventors
Com 150.000€, mentoria e visibilidade, a 1ª edição do Mais Ajuda distinguiu 6 projetos dirigidos a crianças, que apresentaram respostas inovadoras e sustentáveis para este desafio social.
150.000€ destinados a 6 projetos inovadores dirigidos a crianças.
Os clientes Lidl escolheram de forma responsável, compraram produtos Deluxe no Natal e contribuíram para a recolha de 135.000€ para apoiar IPSS e Startups de impacto social. Adicionalmente, o Mais Ajuda contribuiu com mais 15.000€ para apoio profissional.
Workshops e mentoria com especialistas para maior eficiência, sustentabilidade e expansão das entidades vencedoras.
Divulgação pelos parceiros do programa.
Speak Social
Problema Social / desafio Interrupção, por longos períodos de tempo, a frequência na escola por parte de crianças e jovens com cancro, dificultando o seu desenvolvimento social e emocional.
Solução Inovadora programa com recurso a aplicações que permitem apoiar à distância estas crianças. A tecnologia permite também tornar as sessões mais apelativas e interessantes.
Impacto positivo gerado 40 crianças e jovens com cancro em que foi assegurada a continuidade do processo educativo e consequente desenvolvimento social e emocional (versus interrupção do processo de educação por longos períodos de tempo).
Problema Social / desafio difícil e morosa localização de uma criança desaparecida, dado o processo burocrático do registo e comunicação da ocorrência.
Solução Inovadora aplicação com georreferência, que permite a localização rápida e eficaz de uma criança desaparecida, otimizando todo o processo com as autoridades.
Impacto positivo gerado 2 500 utentes com a aplicação ativa e crianças desaparecidas localizadas de uma forma mais rápida e eficaz (versus processo burocrático e tradicional com as autoridades).
Problema Social / desafio isolamento e exclusão social da população escolar das zonas rurais da Covilhã.
Solução Inovadora programa de aprendizagem interativo, em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente, com uma equipa multidisciplinar, recurso a videojogo de aventura e com parcerias com a Fac. de Ciências da Saúde e com os núcleos de estudantes de Medicina e de Ciências Farmacêuticas.
Impacto positivo gerado promoção de competências sociais e educativas de 90 crianças, potenciando a equidade e o combate à exclusão social (versus sistema tradicional educativo).
Problema Social / desafio rastreio de dificuldades articulatórias e fonológicas (fala), junto de crianças, potencialmente afetadas psicológica e socialmente por este problema.
Solução Inovadora ferramenta digital, em formato de aplicação móvel e através de jogos de suporte ao desenvolvimento da motricidade facial, que permite um rastreio precoce e uma prevenção deste problema de uma forma simples, divertida e sem sair de casa.
Impacto positivo gerado 12 mil crianças diagnosticadas em segundos, através da utilização da aplicação Happies (versus consulta médica presencial, sujeita a longas listas de espera).
Problema Social / desafio exclusão sociocultural e dificuldade de integração de imigrantes nas cidades onde vivem.
Solução Inovadora programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais que para além da aprendizagem de uma nova língua, potencia relações entre participantes e uma maior inclusão dos imigrantes no novo país
Impacto positivo gerado 30 000 pessoas espalhadas por cerca de 25 cidades que para além de aprenderem uma língua, trocam experiências e quebram preconceitos (versus curso linguístico tradicional, focado apenas na aprendizagem de nova língua).
Problema Social / desafio sistema educativo pouco eficaz e inspirador nas áreas das ciências e tecnologia, levando crianças e jovens a seguirem outras áreas, que não as acima referidas, registando-se uma escassez destes profissionais em Portugal.
Solução Inovadora programas educativos que inspiram uma nova geração de inventores (4-12 anos) para as áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), colocando o ‘inventor’ no centro da experiência, gerando curiosidade, paixão e confiança.
Impacto positivo gerado 21 000 crianças que já participaram e abriram as suas perspetivas a novas disciplinas, desenvolvendo competências tecnológicas e intangíveis, (versus sistema educativo tradicional, baseado na teoria com reduzida experiência).