Aliar o empreendedorismo e inovação no desafio de apoiar a comunidade

Na sua primeira edição e com a ajuda dos clientes Lidl, que escolheram de forma responsável comprar artigos Deluxe no Natal, o Programa Mais Ajuda recolheu 135 mil euros para apoiar IPSS ou equiparadas, em projetos dirigidos a crianças, e Startups que demonstraram impacto social no desenvolver das suas atividades. Adicionalmente, o Mais Ajuda contribuiu ainda com 15 000€ para apoio profissional às instituições selecionadas.
Para além do apoio monetário e da visibilidade, os projetos vencedores receberam mentoria, workshops e acompanhamento dados por parte de especialistas em inovação e aceleração de negócios da Beta-i. Este elemento foi fundamental e diferenciador, procurando capacitar as entidades para que estas fossem mais eficientes, sustentáveis e antevendo o seu crescente impacto social.

O apoio que não pode esperar

A sociedade está mais vulnerável e a ajuda é cada vez mais importante, num contexto atual que veio salientar necessidades prementes.

Nesse sentido, e perante um novo conceito de urgência social provocado pelo COVID-19, o programa Mais Ajuda, adaptou-se para garantir resposta a quem mais precisa.

O modelo de seleção dos vencedores da primeira edição foi ajustado aos novos tempos de distanciamento social. Os pitches, que iriam decorrer de forma presencial num evento final de anúncio dos vencedores, assumiram-se em vídeo, as questões aos finalistas e deliberação dos jurados decorreram remotamente e o evento presencial foi substituído por um programa de rádio na Renascença, no fim de maio.

Os 6 projetos vencedores

IPSS

IPSS

Acreditar

interrupção, por longos períodos de tempo, a frequência na escola por parte de crianças e jovens com cancro, dificultando o seu desenvolvimento social e emocional.

programa com recurso a aplicações que permitem apoiar à distância estas crianças. A tecnologia permite também tornar as sessões mais apelativas e interessantes.

40 crianças e jovens com cancro em que foi assegurada a continuidade do processo educativo e consequente desenvolvimento social e emocional (versus interrupção do processo de educação por longos períodos de tempo).

IPSS

Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas

difícil e morosa localização de uma criança desaparecida, dado o processo burocrático do registo e comunicação da ocorrência.

aplicação com georreferência, que permite a localização rápida e eficaz de uma criança desaparecida, otimizando todo o processo com as autoridades.

2 500 utentes com a aplicação ativa e crianças desaparecidas localizadas de uma forma mais rápida e eficaz (versus processo burocrático e tradicional com as autoridades).

IPSS

Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense

isolamento e exclusão social da população escolar das zonas rurais da Covilhã.

programa de aprendizagem interativo, em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente, com uma equipa multidisciplinar, recurso a videojogo de aventura e com parcerias com a Fac. de Ciências da Saúde e com os núcleos de estudantes de Medicina e de Ciências Farmacêuticas.

promoção de competências sociais e educativas de 90 crianças, potenciando a equidade e o combate à exclusão social (versus sistema tradicional educativo).

Startups

Startup

Pixelability – Happies

rastreio de dificuldades articulatórias e fonológicas (fala), junto de crianças, potencialmente afetadas psicológica e socialmente por este problema.

ferramenta digital, em formato de aplicação móvel e através de jogos de suporte ao desenvolvimento da motricidade facial, que permite um rastreio precoce e uma prevenção deste problema de uma forma simples, divertida e sem sair de casa.

12 mil crianças diagnosticadas em segundos, através da utilização da aplicação Happies (versus consulta médica presencial, sujeita a longas listas de espera).

Startup

Speak

exclusão sociocultural e dificuldade de integração de imigrantes nas cidades onde vivem.

programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais que para além da aprendizagem de uma nova língua, potencia relações entre participantes e uma maior inclusão dos imigrantes no novo país

30 000 pessoas espalhadas por cerca de 25 cidades que para além de aprenderem uma língua, trocam experiências e quebram preconceitos (versus curso linguístico tradicional, focado apenas na aprendizagem de nova língua).

Startup

The Inventors

sistema educativo pouco eficaz e inspirador nas áreas das ciências e tecnologia, levando crianças e jovens a seguirem outras áreas, que não as acima referidas, registando-se uma escassez destes profissionais em Portugal.

programas educativos que inspiram uma nova geração de inventores (4-12 anos) para as áreas CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), colocando o ‘inventor’ no centro da experiência, gerando curiosidade, paixão e confiança.

21 000 crianças que já participaram e abriram as suas perspetivas a novas disciplinas, desenvolvendo competências tecnológicas e intangíveis, (versus sistema educativo tradicional, baseado na teoria com reduzida experiência).

Veja o vídeo dos vencedores:

Hackathon Mais Ajuda

O Business Hackathon do ‘Mais Ajuda’ reuniu uma comunidade de talento de 35 jovens equipas que, em 48 horas de trabalho, desenvolveram soluções inovadoras para os desafios chave das três IPSSs vencedoras da primeira edição.

As várias equipas, com jovens com uma média de idades de 20 anos, trabalharam durante 48 horas seguidas para encontrar soluções aos desafios que as IPSSs vencedoras haviam já identificado, com a ajuda da Beta-i, através de sessões em grupo com especialistas em negócios e inovação.