Aliar o empreendedorismo e inovação no desafio de apoiar a comunidade

Na sua primeira edição e com a ajuda dos clientes Lidl, que escolheram de forma responsável comprar artigos Deluxe no Natal, o Programa Mais Ajuda recolheu 135 mil euros para apoiar IPSSs ou equiparadas, em projetos dirigidos a crianças, e Startups que demonstraram impacto social no desenvolver das suas atividades. Adicionalmente, o Mais Ajuda contribuiu ainda com 15 000€ para apoio profissional às instituições selecionadas.
Para além do apoio monetário e da visibilidade, os projetos vencedores receberam mentoria, workshops e acompanhamento dados por parte de especialistas em inovação e aceleração de negócios da Beta-i. Este elemento foi fundamental e diferenciador, procurando capacitar as entidades para que estas fossem mais eficientes, sustentáveis e antevendo o seu crescente impacto social.

O apoio que não pode esperar

A sociedade está mais vulnerável e a ajuda é cada vez mais importante, num contexto atual que veio salientar necessidades prementes.

Nesse sentido, e perante um novo conceito de urgência social provocado pelo COVID-19, o programa Mais Ajuda, adaptou-se para garantir resposta a quem mais precisa.

O modelo de seleção dos vencedores da primeira edição foi ajustado aos novos tempos de distanciamento social. Os pitches, que iriam decorrer de forma presencial num evento final de anúncio dos vencedores, assumiram-se em vídeo, as questões aos finalistas e deliberação dos jurados decorreram remotamente e o evento presencial foi substituído por um programa de rádio na Renascença, no fim de maio.

Os 6 projetos vencedores

Hackathon Mais Ajuda

O Business Hackathon do ‘Mais Ajuda’ reuniu uma comunidade de talento de 35 jovens equipas que, em 48 horas de trabalho, desenvolveram soluções inovadoras para os desafios chave das três IPSSs vencedoras da primeira edição.

As várias equipas, com jovens com uma média de idades de 20 anos, trabalharam durante 48 horas seguidas para encontrar soluções aos desafios que as IPSSs vencedoras haviam já identificado, com a ajuda da Beta-i, através de sessões em grupo com especialistas em negócios e inovação.